Fabrizia Bazana

Como é a educação na Itália?

O ensino na Itália é obrigatório a partir dos 6 anos. Para os imigrantes que moram no país, os filhos também são obrigados a estudar, e quem não fala italiano recebe um acompanhamento especial dos professores.

O ano letivo inicia em setembro e termina em junho. As férias são nos meses de julho e agosto (verão europeu), e uma pausa entre o Natal e Ano Novo.

O ensino na Itália não tem custos, mas se paga uma taxa anual que é calculado de acordo com a renda familiar.

Divisões:

Creche ou Berçário (Asilo nido): para crianças de 3 meses a 2 anos;

Educação Infantil ou Pré-Escola (Asilo): para crianças dos 2 aos 6 anos;

Escola Primária (Elementare): para crianças dos 6 aos 11 anos;

Escola Secundária (Media e Superiori): para crianças/adolescentes dos 11 aos 18 anos;

Escola Superior (Universitá): a partir dos 18 anos.

O ensino na Itália é excelente, as crianças recebem um acompanhamento de professores e outros profissionais desde muito novos.

As crianças na Itália com 13 anos, já conseguem definir a área que querem seguir.

Não existe diferença na qualidade do ensino entre as escolas públicas e privadas, seguem as mesmas normas do Ministério.

O ensino público na Itália é dividido em 2 diferentes tipos: comunale e estatale.

As escolas privadas na Itália são chamadas de paritárias (não federais), recebem auxílio financeiro e devem seguir o programa escolar criado pelo Ministério. As pessoas que optam por colocar os filhos nas escolas privadas fazem essa escolha por querer que os filhos tenham mais de atenção durante a educação escolar, já que as turmas têm menos alunos.

Vamos falar das divisões:

Creche ou Berçário (Asilo nido) – destinado às crianças de 3 meses a 2 anos. Normalmente as cidades possuem creches públicas, e os pais pagam uma taxa anual, que serve para ajudar no funcionamento.

Existem também creches privadas, que são muito procuradas pois as vagas nas públicas são difíceis de conseguir.

Educação Infantil ou Pré-Escola (Asilo) – destinada às crianças dos 2 aos 6 anos. É uma formação não obrigatória, que prepara as crianças para o ensino primário. As pré-escolas são públicas ou privadas.

Escola Primária (Elementare) – A escola primária é obrigatória e destinada às crianças dos 6 aos 11 anos. Em média as crianças ficam 30h por semana na escola, sendo as aulas durante as manhãs e tardes.

Segundo o Ministério da Educação italiano, as disciplinas ministradas nessa etapa incluem:

– Italiano

– Língua Inglesa

– História

– Geografia

– Matemática

– Ciências

– Música

– Arte e Imagem

– Educação Física

– Tecnologia

– Educação Cívica

– Estudos Religiosos (não obrigatório).

Escola Secundária (Media e Superiori) – A escola secundária também é obrigatória, e prepara os jovens para a entrada na universidade. É destinada às crianças/adolescentes dos 11 aos 18 anos. Tem a duração de 8 anos.

Os alunos quando terminam a escola secundária (media) podem escolher em qual área querem continuar os estudos. Exemplos: ensino técnico, profissionalizante, com foco em finanças, artes, entre outras.

No final da escola secundária (superiori) os alunos fazem um exame nacional obrigatório (tipo o ENEM no Brasil) para poder concorrer às vagas nas universidades.

Escola Superior (Universitá) – O ensino universitário na Itália não é obrigatório. Ele começa a partir dos 18 anos, para os estudantes que decidiram ingressar na universidade. Os estudantes poderão escolher entre 2 métodos de ensino:

– Laurea Triennale

São cursos da universidade que possuem a duração de 3 anos, após os estudantes geralmente cursam o mestrado na Itália por mais 2 anos.

– Laurea Magistrale

São cursos que possuem uma duração entre 4 e 6 anos, chamados de cursos de ciclo único, e englobam os cursos da área da saúde, e outras áreas como arquitetura e direito.

Estudar em universidades Italianas é mais caro para cidadãos extracomunitários, se você tem direito à nacionalidade europeia, esse é um ótimo motivo para solicitar.

.

Quer saber mais?

Siga nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/fabriziabazana_advogada/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/fabrizia-bazana/

Conheça outros posts.

Se você tem vontade de morar nos Estados Unidos, a sua cidadania italiana é a porta de entrada para morar […]

Viajantes que quiserem visitar o Reino Unido serão obrigados, em breve, a solicitar uma permissão para entrar no país. A […]

A carta di soggiorno é uma permissão de estadia em solo italiano, específica para estrangeiros de fora da União Europeia […]

Rolar para cima