Fabrizia Bazana

Visto de trabalho para nômades digitais na Itália

A ideia de ser nômade digital e trabalhar em qualquer lugar do mundo já é uma realidade, e existem mais de 20 países que dão visto de trabalho para essa categoria, sendo um deles a Itália.

Os vistos para nômades digitais preenchem uma lacuna nas leis para trabalhadores remotos que querem passar períodos curtos ou estendidos no exterior enquanto trabalham de forma independente. Esses profissionais podem exercer seus trabalhos em qualquer lugar para onde forem, explica o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem.

Se for ficar fora por até 3 meses, o visto de turista supre a necessidade. Com poucas regras, ele pode ser tirado apenas com a passagem aérea e documentação que prove estabilidade financeira, seguro de saúde, hospedagem e volta marcada.

A principal diferença para o visto nômade digital é a permissão de estadias mais longas, frequentemente de 1 ano ou mais. A partir de 2022, a autorização ETIAS para países da Europa vai ser exigida para estadas curtas e isentas de visto no Espaço Schengen, eles devem atender aos requisitos do visto de nômade digital, que normalmente exige a comprovação de fundos para custeio da estada.

Isso não quer dizer que você pode fazer tudo no país que escolher morar. O visto não permite a contratação por uma empresa local. Neste caso, o estrangeiro precisa de uma permissão nacional de trabalho ou Blue Card da UE elegível.

Os freelancers que estabelecem residência legal na Itália, podem ter uma redução de impostos de 70% em todos os ganhos gerados no país. O visto é de autônomo e válido por 2 anos, sendo exigidos vários documentos de apoio, incluindo comprovantes de acomodação e de ganhos.

Gostaria de saber mais, acesse: https://www.ticonsiglio.com/permesso-di-soggiorno-nomade-digitale/

Siga nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/fabriziabazana_advogada/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/fabrizia-bazana/

Conheça outros posts.

Se você tem vontade de morar nos Estados Unidos, a sua cidadania italiana é a porta de entrada para morar […]

Viajantes que quiserem visitar o Reino Unido serão obrigados, em breve, a solicitar uma permissão para entrar no país. A […]

A carta di soggiorno é uma permissão de estadia em solo italiano, específica para estrangeiros de fora da União Europeia […]

Rolar para cima