O governo federal da Alemanha está trabalhando em uma nova lei que permitirá que trabalhadores estrangeiros qualificados no país obtenham a cidadania alemã depois de três anos morando e trabalhando, essa informação foi divulgada pelo portal de notícias alemão The Pioneer e republicado pelo site Schengen Visa Info. A mudança faz parte da nova estratégia do governo alemão de atrair mão de obra qualificada.
A Alemanha deve ser um país de imigração que também seja atraente na competição internacional por trabalhadores qualificados.
Um estudo publicado em agosto pelo Instituto de Pesquisa Econômica de Colônia mostra que, de julho de 2021 a julho de 2022, havia uma escassez de mais de meio milhão de trabalhadores qualificados na Alemanha em todas as profissões. O país também está se preparando para lidar com a escassez de mão de obra que será criada depois que 12,9 milhões de pessoas nascidas de 1957 a 1969 deixarem o mercado nos próximos 15 anos ao se aposentarem.
No início de setembro, o ministro Heil revelou planos para criar um “cartão de oportunidade” com um sistema baseado em pontos que ajudará o país a diminuir a escassez de mão de obra, este cartão deverá ser introduzido no outono deste ano, permitirá mudar-se para a Alemanha e procurar emprego qualquer pessoa que preencha três dos quatro seguintes requisitos: diploma, conhecimento da língua alemã ou ter residido na Alemanha, três anos de experiência profissional e ter menos de 35 anos.
.
Quer saber mais?
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/fabriziabazana_advogada/