Fabrizia Bazana

Com a cidadania italiana seu sonho de estudar na Europa fica mais fácil

Muitos brasileiros têm o sonho de estudar na Europa, esses países possuem universidades bem conceituadas para possuir um currículo significativo.

É preciso trabalhar duro e planejar tudo com antecedência, pois o processo é burocrático e o investimento é alto.

Contudo, existe um caminho mais consistente para os brasileiros que possuem cidadania italiana.

Vale lembrar que o passaporte italiano é um dos 3 mais poderosos do mundo, ele permite viajar a uma grande quantidade de países, sem a necessidade de um visto de estudo ou trabalho.

Conheça as vantagens de estudar na Europa sendo cidadão italiano:

Com cidadania italiana há mais vagas nas universidades e anuidades mais baixas.

Na Itália, 90% das Universidades são públicas. Existe um valor a ser pago, que vai depender da renda anual da família. Para cidadãos italianos este valor fica na média de 1.500 a 2.000 Euros por ano.

Porém, para cidadãos estrangeiros esse valor chega a quadruplicar, quando não mais. E além de pagar uma anuidade imensamente mais alta, as vagas são muito limitadas, inclusive nas Universidades privadas.

Essas regras não valem apenas para a Itália. Se você tiver a cidadania italiana, também terá acesso facilitado a Universidades de todos os países do Espaço Schengen. Este, é composto por 22 Estados-Membros da União Europeia e 4 de fora. Os países de fora são: Islândia, Noruega, Suíça e Listenstaine.

É claro que a qualidade do ensino é a razão que move muitos brasileiros a quererem estudar na Europa. E de fato, é superior.

Desde o período escolar, os cidadãos italianos recebem um nível mais avançado de ensino. Quando terminam a escola, que se estende a cursos profissionalizantes, os estudantes já estão bem preparados para ingressar na Universidade. Um estudante que terminou toda a escola primária no Brasil, tem que se preparar, pois o crescimento intelectual que o espera é imensurável.

A cidadania italiana não tem prazo de validade, quando reconhece sua cidadania italiana, você se torna um cidadão com os mesmos direitos e deveres de italianos natos.

Durante o período universitário, você já pode planejar sua carreira com tranquilidade. Pois poderá trabalhar ou residir em qualquer país da União Europeia ou do Espaço Schengen pelo tempo que desejar.

Mesmo que você queira estudar na Europa, mas construir carreira no Brasil, ainda é muito oportuno ter a cidadania italiana.

Você pode continuar indo à Europa realizar especializações e ter experiências profissionais ao longo da carreira.

Ter uma graduação, pós, mestrado ou doutorado no exterior valoriza muito seu currículo no Brasil.   

Existe o Programa Working Holiday Visa, um visto para que jovens viajantes tenham férias estendidas na Austrália ou Canadá, trabalhando e estudando a curto prazo. O visto se limita a jovens de 18 a 30 anos e com permanência de 12 meses. Cidadãos brasileiros não têm acesso a este programa. Mas cidadãos italianos sim.

5 melhores universidades da Europa:

  1. University of Cambridge, Reino Unido
  2. University of Oxford, Reino Unido
  3. University College London (UCL), Reino Unido
  4. ETH Zurich / Swiss Federal Institute of Technology, Suíça
  5. EPFL – École Polytechnique Federale de Lausanne, Suíça

Reconhecer sua cidadania italiana é um investimento para a vida!

Quer saber mais, acesse nossa rede social: https://www.linkedin.com/company/fabrizia-bazana/

Conheça outros posts.

Se você tem vontade de morar nos Estados Unidos, a sua cidadania italiana é a porta de entrada para morar […]

Viajantes que quiserem visitar o Reino Unido serão obrigados, em breve, a solicitar uma permissão para entrar no país. A […]

A carta di soggiorno é uma permissão de estadia em solo italiano, específica para estrangeiros de fora da União Europeia […]

Rolar para cima